Notícias

Chamada para publicação: "Religião, identidade e diferença: perspectivas decoloniais"

2021-03-28

Prezad@s, seguem as informações sobre a chamada do primeiro Dossiê que será publicado em 2022!

Dossiê: Religião, identidade e diferença: perspectivas decoloniais

Submissão: 02 de maio a 02 de julho de 2021
Publicação: v. 14, n. 31, jan./abr. 2022
Orgs: Marcos Vinicius de Freitas Reis (UNIFAP), Kenia Gonçalves Costa (UFT) e David Junior de Souza Silva (UNIFAP)

O Dossiê “Religião, identidade e diferença: perspectivas decoloniais” procura reunir artigos que abordem a temática das religiosidades relacionando-a com as dinâmicas próprias das identidades sociais, étnicas e culturais e com os marcadores da diferença e da diversidade. Serão contempladas também pesquisas que abordem as relações de solidariedade e adesão estabelecidas entre pertencimentos identitários, trajetórias sociais e narrativas religiosas, bem como as relações entre identidades e religiosidades, e religiosidades e territórios.

Do ponto de vista epistemológico, o dossiê convoca pesquisas que abordem a temática das religiosidades, espiritualidades, filosofias de vida e ordens filosóficas, a partir das epistemologias pós-coloniais, das epistemologias feministas, da interseccionalidade, da teoria crítica negra, das teorias sociais africanas, dos estudos culturais e dos pensamentos decoloniais. Categorias como raça, gênero e etnia serão fundamentais em suas relações com as dinâmicas da esfera religiosa.

Observam-se, na realidade social, dinâmicas de fortalecimento das identidades, suas interseccionalidades nos contextos das religiosidades e dinâmicas de discriminação e desumanização das identidades, também alimentadas por ideologias religiosas. Outrossim, temas como intolerância religiosa, fundamentalismos, racismo religioso e etnocídio, bem como direitos sociais e direitos humanos são prioritários no conjunto da reflexão que aqui se pretende abarcar.

Saiba mais sobre Chamada para publicação: "Religião, identidade e diferença: perspectivas decoloniais"

Edição Atual

v. 13 n. 28 (2021): Dossiê: A universidade como agente de desenvolvimento cultural, social e econômico (II)
Publicado: 2021-01-07

Expediente e Sumário

A universidade como agente de desenvolvimento cultural, social e econômico

Pareceristas

Ver Todas as Edições

A Revista NUPEM é uma publicação quadrimestral vinculada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento - PPGSeD da Universidade Estadual do Paraná – Câmpus de Campo Mourão, e recebe manuscritos em fluxo contínuo voltados para a área Sociais e Humanidades. Disponível em versão eletrônica, o periódico tem por objetivo proporcionar oportunidade para a comunidade acadêmica divulgar e expor os resultados de suas pesquisas, abrir caminhos para o debate científico e tecnológico, além de criar condições para que ideias circulem e provoquem mudanças de paradigma.

Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Apoio financeiro: Universidade Estadual do Paraná

Prefixo DOI: https://doi.org/10.33871/nupem

A Revista NUPEM está indexada nas seguintes bases de dados: