Mídia e fronteira: uma análise da fronteira a partir de reportagens na mídia digital na sub-região XII do Arco Central da Faixa de Fronteira

Palavras-chave: Fronteira, Mídia digital, Problemáticas

Resumo

O tema da fronteira é abordado neste artigo, tendo como objetivo analisar a forma como ela vem sendo tratada pela mídia digital. O referencial empírico para análise compreende a sub-região XII do Arco Central da Faixa de Fronteira. Desse modo, procura-se desenvolver uma pesquisa qualitativa que permita identificar quais os principais temas são abordados pela mídia nesta região fronteiriça, a partir dos quais se podem compreender as principais problemáticas que envolvem a questão da fronteira. A metodologia corresponde ao levantamento do material midiático e na análise dos mesmos a partir de alguns conceitos das ciências sociais. Como resultados, foi possível identificar as principais questões que envolvem este cenário fronteiriço e a reprodução do discurso de fronteira como espaço de problemáticas diversas.

Referências

ALLET, Elizabeth; DAVID, Charles-Philipe. Introduction: the building of the wall in international relations. Journal of Borderlands Studies, v. 27, n. 2, p. 111-119, set. 2012.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRASIL. Ministério da Integração Nacional. Faixa de Fronteira: programa de promoção de desenvolvimento da faixa de fronteira – PDFF. Brasília: Secretaria de Programas Regionais, 2009. Disponível em: <http://bit.ly/2Z4rs6q>. Acesso em: 20 abr. 2018.

COURLET, Claude. Globalização e fronteira. Ensaios FEE, v. 17, n. 1, p. 11-22, 1996.

LAMOSO, Lisandra Pereira. Salário mínimo e preços como determinantes de complementaridade em conurbações binacionais. Boletim Goiano de Geografia, v. 36, n. 1, p. 177-196, jan./abr. 2016.

MACHADO, Lia Osório. Medidas institucionais para o controle do tráfico de drogas e da lavagem de dinheiro e seus efeitos geoestratégicos na região Amazônica Brasileira. Cadernos IPPUR/UFRJ, v. 21, n. 1, p. 9-31, jan./jul. 2007.

MARTIN, André Roberto. Fronteiras e nações. São Paulo: Contexto, 1997.

MONDARDO, Marcos Leandro. Da defesa da vida à luta pelo território tradicional: a geometria de poder envolvendo o conflito entre fazendeiros e Guaranis-Kaiowás na fronteira do Brasil com o Paraguai. In: Congresso Brasileiro de Geógrafos: a AGB e a Geografia brasileira no contexto das lutas sociais frente aos projetos hegemônicos, 2014. Anais... Vitória, 2014.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2006.

SECCATTO, Ana Gláucia. Imagens da fronteira nas mídias eletrônicas: olhares a partir de fotografias sobre a fronteira Brasil-Paraguai. In: Congresso Brasileiro de Geógrafos: a AGB e a Geografia brasileira no contexto das lutas sociais frente aos projetos hegemônicos, 2014. Anais... Vitória, 2014.

SILVA. Gutemberg de Vilhena. A fronteira política: alguns apontamentos sobre este tema clássico da Geografia Política. Revista Acta Geográfica, ano 2, n. 4, p. 7-15, jul./dez. 2008.

VILLAÇA, Flávio. Espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Nobel, 1998.

Publicado
2020-06-05