O desempenho em Matemática de alunos das escolas públicas do município de Maringá/PR, fundamentado no capital cultural de Bourdieu

  • Alexandra Oliveira Abdala Cousin Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Doherty Andrade Universidade Estadual do Maringá (UEM)
  • Valdirene Maria dos Santos Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Palavras-chave: Capital cultural, qualidade de ensino, Prova Brasil, Matemática.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo identificar alguns fatores determinantes para a qualidade do ensino em Matemática. Para isso foram utilizados os dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) referentes à Prova Brasil aplicada em 2011. O trabalho está fundamentado na teoria do capital cultural de Bourdieu, que foi também utilizada para justificar a escolha das variáveis na pesquisa estatística. Para o tratamento desses dados, utilizamos o software Statistical Analysis System (SAS). Com nossa pesquisa pudemos inferir que existe associação positiva entre o capital cultural familiar do aluno e o desempenho do mesmo na disciplina de Matemática da Prova Brasil de 2011 para os alunos de 9º ano do Ensino Fundamental do Município de Maringá/PR.

Referências

BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANIA, Afrânio (Orgs.). Escritos de educação. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2012, p. 72-79.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. História da Prova Brasil e do Saeb. Disponível em: . Acesso em: 19 maio 2012.
CODY, Ronald; SMITH, Jeffrey. Applied Statistics and the SAS Programming Language. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1991.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Microdados Prova Brasil 2011. Disponível em: . Acesso em: 13 ago. 2012.
Publicado
2019-09-17