Chamada para publicação: "Religião, identidade e diferença: perspectivas decoloniais"

2021-03-28

Prezad@s, seguem as informações sobre a chamada do primeiro Dossiê que será publicado em 2022!

Dossiê: Religião, identidade e diferença: perspectivas decoloniais

Submissão: 02 de maio a 02 de julho de 2021
Publicação: v. 14, n. 31, jan./abr. 2022
Orgs: Marcos Vinicius de Freitas Reis (UNIFAP), Kenia Gonçalves Costa (UFT) e David Junior de Souza Silva (UNIFAP)

O Dossiê “Religião, identidade e diferença: perspectivas decoloniais” procura reunir artigos que abordem a temática das religiosidades relacionando-a com as dinâmicas próprias das identidades sociais, étnicas e culturais e com os marcadores da diferença e da diversidade. Serão contempladas também pesquisas que abordem as relações de solidariedade e adesão estabelecidas entre pertencimentos identitários, trajetórias sociais e narrativas religiosas, bem como as relações entre identidades e religiosidades, e religiosidades e territórios.

Do ponto de vista epistemológico, o dossiê convoca pesquisas que abordem a temática das religiosidades, espiritualidades, filosofias de vida e ordens filosóficas, a partir das epistemologias pós-coloniais, das epistemologias feministas, da interseccionalidade, da teoria crítica negra, das teorias sociais africanas, dos estudos culturais e dos pensamentos decoloniais. Categorias como raça, gênero e etnia serão fundamentais em suas relações com as dinâmicas da esfera religiosa.

Observam-se, na realidade social, dinâmicas de fortalecimento das identidades, suas interseccionalidades nos contextos das religiosidades e dinâmicas de discriminação e desumanização das identidades, também alimentadas por ideologias religiosas. Outrossim, temas como intolerância religiosa, fundamentalismos, racismo religioso e etnocídio, bem como direitos sociais e direitos humanos são prioritários no conjunto da reflexão que aqui se pretende abarcar.