Dossiês 2019

2018-06-25

Dossiê: Povos originários latino-americanos: sujeitos, identidades, conflitos e paz territorial
A partir do dossiê “Povos originários latino-americanos: sujeitos, identidades, conflitos e paz territorial”, pretende-se socializar e debater temas e processos relativos à vida cotidiana dos povos originários da América Latina, destacando-se suas identidades, os principais conflitos e a construção da paz e do bem-estar e bem-viver, tentando contribuir para construir uma sociedade mais justa, simétrica/igualitária e solidária, com mais autonomia decisória, preservando e conservando a natureza.
Orgs: Marcos Saquet (Unioeste/Unicentro) e Karla Brumes (Unicentro)
Submissão: 2 de julho a 31 de agosto de 2018
Publicação: v. 11, n. 21, jan./abr. 2019

Dossiê: História pública
Contemporaneamente, historiadores são convidados a participar de debates públicos a respeito de conceitos, fatos, ideias e práticas históricas. Esse diálogo tem estimulado o crescimento e a popularização da História Pública, uma perspectiva historiográfica que tende a ganhar maior visibilidade social e relevância acadêmica. Nesse sentido, a Revista NUPEM abre espaço para o dossiê História Pública e convida autores(as) desse campo a enviar artigos para essa temática.
Orgs: Ricardo Marques de Mello (Unespar) e Michel Kobelinski (Unespar)
Submissão: 15 de novembro a 3 de fevereiro
Publicação: v. 11, n. 22, maio/ago. 2019

Dossiê: Saúde e religião – novos arranjos
A proposta deste dossiê temático é a de reunir artigos que explorem variadas modalidades da interface entre saúde e religião. Privilegiaremos textos que recorram a situações empíricas em que essa interface se estabelece, a partir, por exemplo: do itinerário terapêutico dos usuários, da formação e atuação dos próprios terapeutas, das práticas terapêuticas institucionalizadas ou não, da estrutura institucional de centros de atendimento, das diferentes concepções de cura, saúde e doença. Assim como também convidamos a proposição de textos que explorem o tema metodológica e teoricamente, das experiências, dos aportes e dilemas desta interface.
Orgs: Rodrigo Toniol (Unicamp) e Raquel Bastos (Unesp)
Submissão: 7 de abril a 12 de junho
Publicação: v. 11, n. 23, set./dez. 2019