O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

• A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O texto usa notas de rodapé, inseridas ao final do texto, para fins exclusivamente explicativos ou para citação de fontes documentais; as figuras e tabelas estão inseridas no texto e não no final do documento.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista.
  • Participei da concepção do trabalho e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo; não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação deste trabalho.
  • Declaro que o presente trabalho atende a todos os procedimentos éticos, nos termos das Resoluções 196/96 e 251/97, do Conselho Nacional de Saúde, se for o caso.
  • A Carta de Encaminhamento, preenchida com todos os dados solicitados, está sendo submetida em Documentos Suplementares.
  • Em caso de aceitação deste manuscrito, a Revista NUPEM passa a ter os direitos autorais a ele referentes, que se tornarão propriedade exclusiva da revista.

Última atualização em: 11 de abril de 2018

1. A Revista NUPEM é uma publicação quadrimestral vinculada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento - PPGSeD da Universidade Estadual do Paraná – Câmpus de Campo Mourão, e recebe manuscritos em fluxo contínuo voltados para a área Sociais e Humanidades. Publica artigos e dossiês em conformidade à política editorial do periódico. Não há cobrança de taxa de submissão aos autores.
2. A Revista NUPEM recebe artigos em português, inglês ou espanhol.
3. O conteúdo dos trabalhos cujos autores são identificados representa o ponto de vista dos próprios autores e não a posição oficial da Revista, do Conselho Editorial ou da Universidade Estadual do Paraná - Câmpus de Campo Mourão.
4. Os trabalhos podem ter até 4 autores, dos quais ao menos um deve possuir titulação mínima de Doutor.
5. A publicação de qualquer trabalho está condicionada à aprovação prévia do Conselho Editorial da Revista NUPEM e ao atendimento das condições descritas nestas orientações. Cabe ao Conselho Editorial definir, a cada número da revista, os critérios para reunir os trabalhos já aprovados.
6. Os textos enviados serão apreciados previamente pelo Conselho Editorial, que encaminhará aos pareceristas aqueles que considerar adequados à linha e aos critérios editoriais da revista. Os trabalhos serão submetidos para avaliação de 2 pareceristas e, se necessário, encaminhados para um terceiro consultor. A decisão final sobre a publicação ou não do manuscrito é sempre do Conselho Editorial.
7. A Revista NUPEM reserva-se o direito de não aceitar a submissão de textos que não estejam de acordo com sua linha editorial, bem como de não avaliar ou publicar trabalhos de mesma autoria em intervalos inferiores a um ano. A Revista só aceitará manuscritos inéditos.
8. Em caso de aprovação para publicação, a Revista NUPEM permite-se introduzir pequenas alterações formais no texto, em conformidade aos critérios e normas operacionais internas.
9. Os artigos devem conter entre 12 e 25 laudas, com título, resumo de 5 a 10 linhas e até 4 palavras-chave.
10. Os textos não devem conter identificação dos autores. Devem ser digitados em Word for Windows, formato A4, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5, recuo de parágrafo 1,25 e margens de 3 cm.
11. Em Documentos Suplementares deve ser anexada Carta de Encaminhamento preenchida e assinada, disponível em: http://www.fecilcam.br/revista/arquivos/CartaEncaminhamento.doc
12. Gráficos, tabelas, ilustrações e figuras devem vir no corpo do texto, devidamente numeradas e identificadas.
13. O arquivo completo do trabalho pode ter no máximo 5 MB.
14. Orientações gerais sobre a padronização dos trabalhos enviados:

• TÍTULO deve ser centralizado, em letra maiúscula e em negrito, em português, espanhol e inglês;
  • RESUMO em um único parágrafo, espaçamento simples, de 5 a 10 linhas acompanhadas de até quatro palavras-chave, em português, espanhol e inglês;
  • CITAÇÕES no interior do texto devem observar a seguinte norma: sobrenome do autor em caixa alta, ano da obra, vírgula e a página. Ex: (KUHN, 1978, p. 216);
  • CITAÇÕES no corpo do texto devem vir entre aspas. As citações com mais de cinco linhas deverão vir fora do corpo do texto, contendo a mesma fonte, tamanho 11, espaçamento simples e recuo de 4 cm à esquerda;
  • NOTAS DE RODAPÉ devem ser inseridas no final de cada página, e devem ser de caráter exclusivamente explicativas ou para citação de fontes documentais;
  • REFERÊNCIAS das obras citadas devem ser listadas ao final do texto, em ordem alfabética, em tamanho 12 e espaçamento 1,5, conforme Normas da ABNT.

Exemplos de referências

Periódico científico:

ORO, Ari Pedro. A política da Igreja Universal e seus reflexos nos campos religioso e político brasileiros. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 18, n. 53, p. 53-69, 2003.

Livro:

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.

Capítulo de Livro:

PALMEIRA, Moacir. Política e tempo: nota exploratória. In: PEIRANO, Mariza (Org.). O dito e o feito: ensaios de antropologia dos rituais. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002, p. 171-177.